Metodologia

GMK9 CONSULTORIA

Utilizamos melhores práticas de mercado, tais como: Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) , COBIT, entre outros na execução de suas tarefas e projetos, para junto a sua empresa, atingir os melhores resultados, no menor prazo e com menos custos.

São nossos objetivos, atuando em projeto:

  • Melhoria do desempenho, eficiência e eficácia dos processos;
  • Diminuir riscos envolvidos nos projetos de TI;
  • Integração das equipes envolvidas e interessadas no projeto (stakeholders);
  • Analisar, planejar e implementar ferramentas de controle do projeto;
  • Satisfazer as necessidades sistêmicas da organização na utilização do sistema de gestão empresarial ERP.

Ciclo de vida de um projeto

Etapas do projeto

Fase de planejamento:

  • Levantamento dos processos da empresa;
  • Análise de aderência dos processos da empresa versus rotinas do sistema;
  • Mapeamento das necessidades de mudança de processo, sistema ou customização do sistema;
  • Revisão do Escopo Preliminar;
  • Apresentação do Escopo Preliminar;
  • Apresentação do Termo de Abertura do Projeto e Declaração do Escopo Preliminar;
  • Desenvolvimento do Plano do Projeto;
  • Planejamento do escopo do projeto;
  • Montagem da WBS (EAP) do projeto;
  • Confecção do cronograma do projeto;
  • Planejamento dos recursos humanos;
  • Planejamento das comunicações;
  • Planejamento das aquisições e/ou contratações.

Fase de execução:

  • Alocação das equipes nas atividades;
  • Execução das atividades previstas no projeto;
  • Distribuição das informações do projeto.

Fase de controle e monitoramento:

  • Controlar e monitorar a execução através da análise das ferramentas de controle do projeto;
  • Controlar e monitorar as solicitações de mudança no projeto e no produto do mesmo;
  • Controlar o escopo do projeto e do produto do projeto;
  • Controlar o tempo através do cronograma;
  • Controlar os recursos humanos através dos controles de desempenho e reuniões periódicas;
  • Controlar as informações através dos relatórios de avaliação do projeto gerados;
  • Controlar terceiros envolvidos através da avaliação das suas atividades e respectivos resultados.

Fase de encerramento:

  • Coletar o conjunto de documentos que formalizam as validações das fases do projeto;
  • Formalizar o término das prestações de serviço de terceiros;
  • Alertar formalmente para a entrada na Fase de Manutenção do sistema;
  • Entrega formal dos manuais técnicos e operacionais.